Histórico

NOSSA HISTÓRIA

No cenário da região noroeste do estado do Paraná, instalava um período de recessão econômica, promovida pela erradicação da cafeicultura e insucessos no fomento de novas atividades rurais que gerasse nova fonte de renda. Após estudos a região foi considerada propícia ao cultivo da cana-de-açúcar e instalação de uma destilaria de álcool, e este fato culminava com o advento do Proálcool.

No dia 22 de setembro de 1979, ocorreu a reunião que oficializou a criação da empresa Coopcana - Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda. e o primeiro Conselho de Administração, composto pelos Srs. Germano Sordi (Diretor Presidente), Nelson Busato (Diretor Vice-Presidente), Anísio Tormena (Diretor Secretário) e os Srs. José Cunha Lisboa, Antonio Lopes de Lima e Mitsuyoshi Kotsubo, ambos Diretores Vogais Efetivos. Mediante doação pessoal do Sr. Cezarino Tessaro de 16 alqueires de terra para instalação da destilaria em São Carlos do Ivaí, aprovação do projeto pelo CENAL – Comissão Nacional de Álcool e liberação de recursos pelo Banco do Brasil em 08 de janeiro de 1981, iniciou a construção da indústria e paralelamente a formação dos canaviais.

A moagem da primeira safra foi em 04 de outubro de 1982 e estendeu até 30 de janeiro de 1983, uma produção de 3.800.000 litros de álcool.

Em 14 de abril de 1992 a Coopcana inaugurou a sede da cooperativa, que atenderia ao setor técnico agrícola, parque de máquinas e veículos e o posto de abastecimento dos cooperados, funcionários e parceiros da empresa. Nas instalações da Coopcana foi instalada a Termocana , empresa autorizada pela ANELL para produção de energia elétrica e comercialização do excedente.Em 15 de Abril de 2005, entra em funcionamento a empresa Raud Industria e Comercio Ltda., uma empresa independente, mas que utiliza como matéria prima o CO2 das dornas de fermentação do álcool da Coopcana para a produção de Bicarbonato de Sódio.

Hoje a Coopcana com uma produção de 1.820.000 toneladas de cana destila 140 milhões de litros de álcool ano, sendo divido em Álcool Anidro, Álcool Carburante ou Hidratado. Crescimento possível devido a investimentos nas áreas agrícolas, industriais e aumento na capacidade de armazenamento do álcool. Procurando diversificar mercado, a Coopcana investiu mais de 15.000.000,00 na montagem de uma Fábrica de Açúcar, esta hoje produz mais de 6.000 sacas de açúcar VHP(exportação e não comercializado em mercado interno) por dia por estar em fase de testes, mas sua meta e capacidade para 2007 é de mais de 15.000 sacas por dia. Procurando diversificar, gerar empregos e melhorias para nossa região a Coopcana segue crescendo cada dia mais, cumprindo e melhorando essas metas.


MISSÃO

Atuar no Setor Sucroenergético de forma sustentável e responsável, para cooperados, colaboradores, parceiros e clientes, proporcionando geração de emprego e renda para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.


VISÃO

Crescimento vertical com aumento da produtividade agrícola e eficiência industrial. Uso racional das áreas agrícolas, em equilíbrio com o meio ambiente, gerando lucratividade e sustentabilidade. Utilização total da capacidade industrial instalada, gerando volumes importantes de etanol, açúcar VHP e energia elétrica.


VALORES

• Qualidade na produção e credibilidade no mercado;

• Excelência nos processos de embarque, transporte e logística;

• Fidelidade, respeito e boa convivência com parceiros e clientes;

• Credibilidade administrativa com cooperados e colaboradores;

• Valorização do quadro técnico;

Cotações
    
  • Dolar

    +0,08% R$ 3,29

  • Euro

    +0,43% R$ 3,89

Venda de usados
Conheça nossas variedades. Veja mais
Holerite online

Preencha todos os campos!